
Catarata
O tratamento é cirúrgico e o paciente pode se beneficiar muito com essa cirurgia!
Entenda melhor a seguir:
O que é Catarata?

A catarata é uma condição ocular que se caracteriza pela opacificação do cristalino, que é a lente natural do olho localizada atrás da íris. O cristalino é normalmente transparente e flexível, permitindo que a luz passe através dele e seja focalizada na retina, onde as imagens são formadas e enviadas ao cérebro. No entanto, quando a catarata se desenvolve, o cristalino se torna opaco, o que causa uma visão embaçada e turva.
A opacificação do cristalino pode ocorrer devido a vários fatores, incluindo o envelhecimento, exposição à radiação ultravioleta, lesões oculares, certas condições médicas como diabetes, uso prolongado de certos medicamentos, como corticosteroides, e fatores genéticos. O envelhecimento é a causa mais comum de catarata.
Os sintomas da catarata podem incluir visão embaçada, dificuldade em ver à noite, sensibilidade à luz, cores desbotadas, halos em torno das luzes e uma necessidade frequente de alterar a prescrição dos óculos. Em estágios avançados, a catarata pode interferir significativamente na qualidade de vida e na capacidade de realização das atividades diárias.
Felizmente, a catarata é tratável com cirurgia. A cirurgia de catarata envolve a remoção do cristalino opaco e sua substituição por uma lente intraocular (prótese definitiva). Este procedimento é altamente eficaz e seguro, e geralmente resulta em uma melhora significativa na visão e na qualidade de vida do paciente. A cirurgia de catarata é uma das cirurgias oculares mais comuns realizadas em todo o mundo.
A Cirurgia
A cirurgia de catarata é um procedimento cirúrgico ambulatorial, não necessitando ser realizado em ambiente hospitalar, salvo algumas condições clínicas de saúde. Durante a cirurgia, o cristalino opaco é removido e substituído por uma prótese, chamada de lente intraocular (LIO). Aqui estão os passos básicos do procedimento da moderna cirurgia de catarata denominada: Facoemulsificação com Implante de Lente Intraocular.

-
Anestesia: geralmente, é usada uma anestesia local tópica através da instilação de colírio anestésico, com uma sedação leve;
-
Incisão: O cirurgião faz uma pequena incisão no olho para acessar o cristalino;
-
Fragmentação e remoção do cristalino: O cristalino opaco é fragmentado em pequenos pedaços e aspirado através de uma delicada caneta de ultrassom (facoemulsificação);
-
Inserção da LIO: Uma vez que o cristalino foi removido, a lente intraocular é inserida no olho através da mesma incisão. A LIO é dobrável, o que permite inseri-la através de uma incisão menor, sem a necessidade de pontos.
-
Posicionamento e ajuste: A LIO é posicionada no lugar onde o cristalino estava originalmente. O cirurgião ajusta cuidadosamente a posição da lente para garantir uma visão clara.
-
Fechamento da incisão: Em muitos casos, a incisão se auto sela e não são necessários pontos.
Tipos de LIO (Lente Intraocular)

Existem diferentes tipos de lentes intraoculares disponíveis para os pacientes, cada uma com características específicas.
A escolha da lente intraocular depende das necessidades visuais individuais do paciente, incluindo seu estilo de vida, preferências e saúde ocular geral. É importante discutir essas opções com o oftalmologista para determinar a melhor escolha para cada caso.
Aqui estão os principais tipos:
-
Lentes Monofocais: Estas lentes têm um ponto focal fixo, o que significa que fornecem uma visão nítida em uma distância específica, geralmente de longe. Os pacientes podem precisar usar óculos para visão de perto ou para atividades intermediárias, como no uso do computador;
-
Lentes Multifocais: Estas lentes têm múltiplos pontos focais, o que permite uma visão mais clara em diferentes distâncias, incluindo visão de perto e de longe. Isso pode reduzir a dependência de óculos para algumas atividades, mas pode não ser adequado para todos os pacientes;
-
Lentes Tóricas: Estas lentes são projetadas para corrigir o astigmatismo, além de tratar a catarata. O astigmatismo é uma condição em que a córnea tem uma curvatura irregular, causando visão borrada. As lentes tóricas têm diferentes poderes refrativos em diferentes partes da lente para corrigir essa irregularidade;
-
Lentes Trifocais: Estas lentes parecem com as multifocais, mas permitem uma visão mais clara também em meia distância além das distâncias para perto e para longe. Ideal para quem usa muito a visão em distância intermediárias!
-
Lentes Trifocais Tóricas: Estas lentes além de proporcionar qualidade de visão nas diversas distâncias corrigem também o astigmatismo.
-
Lentes de Foco Estendido: Estas lentes priorizam a visão para longe e meia distância.