
Ceratocone
Você sabia que existem várias condutas diferentes para pacientes com Ceratocone?
A melhor conduta dependerá da avaliação minuciosa para cada caso.
Conheça as tecnologias disponíveis:
Lentes de Contato

As lentes de contato são uma opção eficaz para melhorar a visão em pacientes com ceratocone, pois ajudam a regularizar a curvatura da córnea, proporcionando uma superfície refrativa mais uniforme. Existem diferentes tipos de lentes de contato disponíveis para pessoas com ceratocone, e a escolha depende da condição e estágio do ceratocone, assim como das preferências individuais do paciente. É importante lembrar que a adaptação de lentes de contato deve ser personalizada e realizada sob a supervisão do médico oftalmologista. Dentre os modelos dessas lentes de contato estão: Rígidas Gás Permeáveis (RGP), Esclerais e Híbridas.
Crosslinking
É um tratamento que tem a finalidade de aumentar a resistência da córnea, aumentando sua estabilidade e evitando ou diminuindo a progressão. O procedimento consiste em aplicar colírio de riboflavina (vitamina B12) e luz ultravioleta do tipo A na córnea do paciente através de um procedimento ambulatorial.


Implante de Anel
Uma prótese em formato de anel dividido em duas partes (duas “meias-luas”) é implantada dentro da córnea na região do estroma. Tem a função de melhorar a visão através da aplanação central da córnea, com diminuição do astigmatismo e/ou da curvatura corneana. São recomendados apenas para alguns tipos e graus de ceratocone e em córneas transparentes.
Indicado para pacientes com dificuldades de usar óculos e intolerância ao uso de lentes de contato.