
Cirurgia Refrativa
A cirurgia refrativa é um procedimento oftalmológico de caráter ambulatorial realizado para corrigir erros de refração (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia), reduzindo ou eliminando a dependência de óculos e/ou lentes de contato. Atualmente existem várias técnicas, cada uma adequada para diferentes condições oculares e necessidades dos pacientes. As técnicas mais utilizadas são:

LASIK
O termo LASIK vem de Queratomileuse Assistida por Laser in Situ. Neste procedimento, um fino flap corneano é criado com um microcerátomo (equipamento com lâmina), e então um laser excimer é usado para remodelar a córnea para corrigir o erro refrativo, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Após a aplicação do laser, o flap é então reposicionado. O LASIK é conhecido por ter uma recuperação mais rápida do que outras técnicas.
PRK
O termo PRK vem de Queratectomia Fotorrefrativa. No PRK, não é criado um flap corneano como no LASIK. Em vez disso, a camada externa da córnea, o epitélio, é removida e o laser excimer é aplicado diretamente à superfície da córnea para remodelá-la. A camada removida cresce novamente ao longo do tempo. A recuperação pode ser um pouco mais lenta do que no LASIK e há a necessidade de uso de lente de contato terapêutica no pós-operatório.


LASIK com Femtosegundo
Técnica cirúrgica 100% a laser, ou seja, livre de lâminas (microcerátomo), para correção da Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia. Usamos atualmente dois equipamentos a laser:
-
Laser de Femtosegundo: utilizado para confecção do flap corneano;
-
Excimer Laser: usado para a correção do grau.
BENEFÍCIOS:
-
Sem cortes com lâminas;
-
Espessura mais previsível e corte preciso da córnea;
-
Diminuição do risco de abrasões da córnea durante a cirurgia;
-
Diminuição do risco de astigmatismo induzido pós-cirúrgico;
-
Menor tempo de cicatrização e recuperação;
-
Menor risco de deslocamento do flap no pós-cirúrgico.
Para saber se há indicação para essa técnica, é de suma importância fazer uma avaliação ocular completa.